Mais de Trinta Animais Silvestres Foram Resgatados de Cativeiro em Cachoeiras de Macacu!
top of page

Mais de Trinta Animais Silvestres Foram Resgatados de Cativeiro em Cachoeiras de Macacu!

Uma operação conjunta da Polícia Federal, da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resultou no resgate de mais de trinta animais silvestres, incluindo três papagaios do Mangue, uma espécie ameaçada de extinção, em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.

Os animais foram descobertos em um cativeiro irregular nesta segunda-feira.



A ação faz parte das medidas de combate ao tráfico de animais silvestres, intensificadas pelo Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea.

Os responsáveis pelo local e um caseiro foram autuados em flagrante por crimes ambientais e levados à Superintendência da Polícia Federal, onde serão multados e responderão administrativamente.


Dentre os resgatados encontram-se araras canindé, araras vermelhas do Pantanal, um tucano-toco e os papagaios-do-mangue, além de periquitos-jandaia, trinca-ferros, coleiros, canários-da-terra e jabutis.



Após avaliação por um veterinário, onze aves em boas condições foram soltas imediatamente, enquanto os outros 27 animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Lá, receberão cuidados veterinários até estarem prontos para serem reintegrados à natureza.

O secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi, enfatizou a importância da colaboração da população no combate ao tráfico de animais silvestres.

bottom of page