Rio Macacu e Guapiaçu sob Investigação de Água contaminada com Tolueno
top of page

Rio Macacu e Guapiaçu sob Investigação de Água contaminada com Tolueno

Investigação usou barcos, helicópteros e drones na tentativa de localizar vazamento de tolueno nos rios que abastecem a cidade.


O presidente da Cedae, Aguinaldo Balon, revelou que técnicos estão investigando as causas da contaminação na água bruta do Sistema Inumana-Laranjal. Segundo ele, a concentração mais alta do produto contaminante foi identificada nas proximidades de um oleoduto desativado da Petrobras, localizado entre Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.



A final de contas o caso já foi resolvido?


Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) percorrerão as margens dos rios Guapiaçu e Macacu com o uso de helicópteros, drones e uma embarcação para identificar a origem do vazamento de tolueno. O vazamento de produto tóxico estava em um oleoduto no Rio Guapiaçu, em Guapimirim, na Baixada Fluminense.

Este oleoduto desativado é da Petrobras e está com uma alta concentração do poluente, o Inea instalou soleiras (espécie de barreiras de contenção) para reduzir a contaminação. O objetivo é reduzir a concentração do produto para retornar o abastecimento.

Empresas próximas ao polo Gas Lub (ex-Comperj) também estão passando por inspeção. A previsão é que a captação de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Imunana-Laranjal seja retomada até o início da noite desta quinta-feira.


O que é o tolueno?


O tolueno, é um hidrocarboneto aromático inflamável, incolor e volátil, com odor característico. Usado na fabricação de gasolina e em diversos produtos industriais.


Porque o tolueno é tão perigoso?


A ingestão do tolueno representa um grande risco à saúde, podendo causar danos aos rins e ao fígado, além de estar associado a casos de câncer. Esses efeitos são mais pronunciados em casos de consumo regular e em altas doses. A Cedae assegura que não forneceu água da região do Canal de Imunana, alimentado pelos rios Guapiaçu e Macacu, à população, após a detecção da presença da substância. Mesmo em pequenas concentrações, a ingestão de água contendo tolueno pode causar efeitos adversos, como náuseas e tonturas.


Se o consumo for pontual, ou seja, não recorrente, podem surgir alguns problemas como tontura. No entanto, a ingestão regular dessa substância pode levar a problemas irreversíveis à saúde. Portanto, é essencial que a água fornecida à população esteja completamente livre de qualquer traço de tolueno, devido ao risco extremamente elevado que representa para a saúde humana.


Cachoeiras de Macacu está contaminada?


O INEA informou que apenas os as cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, e a Ilha de Paquetá, na capital tiveram seu abastecimento de água contaminados.




bottom of page